Como aprender um novo idioma usando o ChatGPT?

Aprenda um novo idioma com ChatGPT: ferramenta inovadora para diálogo, prática gramatical e expansão de vocabulário. Comece agora mesmo!

Inovação e Tecnologia
18/12/2023
Por: Conteúdo Santillana Educacão
Compartilhar:

Embora saber um segundo idioma ser essencial para trilhar carreiras de sucesso e estabelecer novas conexões, por exemplo, essa é uma habilidade pouco comum entre os brasileiros. S​​egundo pesquisa realizada pelo British Council, apenas 1% da população é fluente em inglês no país. O que elas estão deixando de aproveitar? Muitas coisas! Em uma lista de prioridades, não ter contato com um novo idioma é sinônimo de: deixar de se comunicar com pessoas de outras regiões do mundo, ter mais dificuldade em conquistar novas e melhores oportunidades de trabalho, ficar refém de legendas para entender filmes e séries, ter limitações para a pesquisa e o uso de informações compartilhadas em diferentes contextos, de notícias a artigos científicos.

Então, por que não começar a estudar uma nova língua agora mesmo? Além das tradicionais aulas de idiomas, a tecnologia pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar nesse processo. Hoje, vamos falar especificamente sobre o ChatGPT, o assistente virtual inteligente, no formato chatbot online, mais famoso de todo o mundo! Graças à inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, temos uma inovação especializada em diálogo. Segundo a FIA Business School, com apenas dois meses de funcionamento, o ChatGPT já tinha conquistado 100 milhões de usuários, tornando-se o aplicativo de crescimento mais rápido na história. Isso não é pouco, visto que nem apps como o TikTok alcançaram essa curva de crescimento.

E não poderia ser diferente, afinal, a ferramenta é extremamente útil para realizar pesquisas, estabelecer conversas, pedir informações e muito mais. Então, vamos descobrir como você pode utilizá-la para aprender um novo idioma?

  • O ChatGPT é uma excelente ferramenta de conversação. Você pode abordar qualquer assunto, desde os mais simples até temas relacionados ao mundo corporativo, por exemplo. Dessa maneira, é possível se deparar com perguntas nunca ouvidas antes e praticar o idioma.
  • Durante o diálogo, faça anotações sobre palavras, expressões e frases que aprendeu. Dessa maneira, você conseguirá fixar o conteúdo e revisá-lo sempre que necessário.
  • Ao dialogar, peça para a ferramenta corrigir seus erros gramaticais. Desta forma, além de expandir o vocabulário e praticar a língua, você terá a oportunidade de ser corrigido momentaneamente.
  • Caso tenha dúvidas sobre uma palavra ou expressão, peça para o próprio ChatGPT fornecer exemplos de frases utilizando esses termos para que você compreenda melhor.
  • Uma ótima maneira de aumentar o vocabulário é conhecendo os sinônimos das palavras. Então, que tal pedir referências para a ferramenta?
  • Uma dificuldade comum entre os estudantes é a assimilação das regras gramaticais. Com o uso da ferramenta, você pode pedir para que o ChatGPT traga exemplos de uso dos tempos verbais em frases, por exemplo.
  • Como ferramenta de pesquisa, utilize o ChatGPT para traduzir palavras, frases e textos.
  • Outra forma de utilizar o site e praticar suas habilidades em outro idioma é pedindo para que a ferramenta forneça notícias na língua que está sendo estudada. Dessa maneira, você consegue ter contato com outra cultura e entender o cotidiano dos países que falam essa língua, além de estimular a leitura.
  • Utilize-o para revisar e corrigir e-mails em inglês.
  • Caso esteja em busca de aprender uma língua estrangeira com o objetivo de alavancar sua carreira, peça para lhe fornecer perguntas de entrevistas de emprego e avaliar as suas respostas.

Mas, claro, primeiro, é necessário traçar um objetivo: você gostaria de expandir seu vocabulário? Aprender sobre uma regra gramatical? Criar um diálogo com a ferramenta? Tenha sempre em vista qual é o seu objetivo principal para que você consiga realizar as perguntas para o ChatGPT de maneira certeira, para que ele entenda de fato o que você precisa e responda seus questionamentos de maneira correta.

Depois disso, é só iniciar os estudos utilizando a ferramenta. Boa aula!