Diferentes maneiras de usar o Chat GPT na sala de aula

Tire dúvidas, crie debates e aprenda idiomas facilmente.

Inovação e Tecnologia
02/12/2023
Por: Conteúdo Santillana Educacão
Compartilhar:
Professor acompanhando alunos durante aula no laboratório de informática.

Já pensou em fazer qualquer pergunta para uma pessoa e ela te responder instantaneamente, com respostas bastante complexas e uma linguagem clara? Agora, essa situação já é uma realidade e da maneira mais simples possível: em poucos cliques! Importante dizer: no lugar de uma pessoa, o que temos é o Chat GPT, uma inteligência artificial (IA) que tem causado muito barulho mundo a fora, por ter a capacidade de conversar com o usuário de forma eficiente e natural. Sim, a interação é muito simples: você pergunta e a inteligência artificial responde. Em fevereiro, com apenas dois meses de lançamento, o Chat GPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários, posicionando a aplicação como a de maior crescimento, tendo batido até nomes como o do TikTok.

Por ser gratuito e fácil de acessar, qualquer pessoa pode utilizar essa IA, bastando criar uma conta com nome de usuário e senha. Pensando nisso, por que não utilizar esse recurso tão valioso dentro da sala de aula? A novidade pode ser uma ótima alternativa para ajudar os professores em diferentes momentos, inclusive na hora de criar o plano de aula. Como? Simples! Os docentes indicam ao Chat GPT a temática que será abordada com os alunos e diz para a IA que tipo de atividades gostaria de aplicar em relação ao conteúdo. Os resultados irão variar de acordo com o pedido. Por exemplo, é possível conseguir uma lista de tarefas que podem ser praticadas com as crianças ou adolescentes.

Uma outra possibilidade é a de utilizar a IA como referência para criar questões de provas e sugerir atividades com base no assunto discutido com os estudantes. Claro que as respostas produzidas pela IA não se comparam com as questões elaboradas por especialistas em educação, disponibilizadas nos materiais didáticos, contudo, o Chat GPT pode servir como complemento, tendo em vista a base de dados que é capaz de acessar e processar em questão de segundos.

O grande segredo está, por enquanto, na capacidade de provocar a IA por meio de perguntas e pedidos que têm recebido o nome de “prompts”. Em uma busca rápida na internet, inclusive, já é possível encontrar várias dicas para extrair o que a IA tem de melhor.

Mas se engana quem pensa que o Chat GPT deve ser usado somente pelo professor. A ferramenta pode ser utilizada pelos alunos a qualquer momento, afinal, ela está disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana! Só é preciso estar on-line para tirar dúvidas, ter auxílio na criação de resumos e na realização de pesquisas. Em geral, trata-se da oportunidade de encurtar caminhos para o acesso a informações.

Como aconteceu no momento em que a internet realmente se popularizou, é importante que a escola, os professores e as famílias estejam sempre atentas ao uso da IA estimulando a criticidade e a ética no uso de dados não confiáveis. Isso porque é possível que as crianças e os adolescentes percam sua originalidade e o senso crítico ao simplesmente copiarem as informações fornecidas pelo Chat GPT. Há que se fazer um esforço para deixar sempre evidente que a ferramenta é para ser utilizada como um elemento complementar aos processos de estudo e de criação de trabalhos e respostas, sempre reservando um espaço no processo de ensino-aprendizagem para a checagem de dados e análise crítica das informações.

Outro detalhe interessante: vale lembrar que o uso da ferramenta não é apenas individual e pode, sim, ser utilizado em grupo. Dessa maneira, o professor pode levar o Chat GPT para sala de aula e utilizá-lo com os alunos em diversas oportunidades, veja só:

1) Debates

A partir de um tema proposto, os alunos podem fazer perguntas ao Chat GPT e irem criando um debate com a ferramenta e com os colegas, mediados pelo docente, analisando as informações obtidas da IA.

2) Praticar idiomas

Nas aulas de idiomas, as crianças e os adolescentes podem realizar diversas atividades com o apoio do Chat GPT. Ele pode ser usado para expandir o vocabulário, por exemplo. Ao se deparar com uma palavra ou expressão que não conhece, o usuário pode perguntar o significado do termo e entender contextos em que ele pode ser usado em frases. Isso irá ajudar a aprimorar as habilidades no novo idioma. Uma outra maneira de utilizá-lo para aprender uma nova língua é para entender a gramática do idioma. Ao ter dúvidas sobre as regras gramaticais, pergunte ao Chat GPT.

3) Pesquisa

Assim como no debate, estimule os alunos a fazerem perguntas no Chat GPT sobre um tema, como se fosse uma pesquisa realizada em grupo. Deixe os estudantes perguntarem tudo o que quiserem à IA, afinal, quanto mais informação, melhor.
Na sequência, peça que os alunos encontrem online as fontes e autores que defendem tais ideias e concepções.
Depois, peça para que escrevam um resumo de tudo o que aprenderam com o Chat GPT. Essa atividade é ótima para trabalhar diversas habilidades, como o uso da tecnologia, o trabalho em grupo, o raciocínio e a originalidade.

Gostou? Agora, é só acessar a ferramenta e começar a utilizá-la no seu dia a dia!