Dia Mundial da Língua Portuguesa: entenda a importância da data

O 5 de maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que celebra diferentes aspectos das culturas lusófonas. Entenda a importância da data e dicas para comemorar!

Datas especiais
26/12/2023
Por: Conteúdo Santillana Educacão
Compartilhar:
Estante de livros

Confira a importância da data e dicas para celebrar

O dia ​5 de maio marca a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, data criada em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para valorizar diferentes aspectos das culturas lusófonas. ​​​ 

​​A língua portuguesa é compartilhada por mais de 260 milhões de pessoas ao redor do mundo. ​ 

Para quem nunca ouviu falar a respeito desse grupo de países, vale dizer que ele é formado por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.   

Que tal encarar a data como um convite para mergulhar nesse universo tão rico e cheio de possibilidades que é a nossa querida língua portuguesa? Para te ajudar, preparamos quatro dicas para todos os gostos! 

  • É hora de cantar! – Quando a palavra encontra o som, nossos pensamentos e sentimentos se colocam prontos para aprender e dançar! Com a facilidade proporcionada pelos streamings, nunca foi tão fácil explorar e se divertir com músicas de todo o mundo. Por isso, sugerimos que faça uma lista apenas com artistas que criam e interpretam canções em português. Do fado ao samba, há muitos ritmos e histórias à sua espera.
  • Maio em boa companhia – Já que estamos no início do mês, fica a dica: escolha uma obra em língua portuguesa para lhe fazer companhia ao longo de maio! Considerando todos os países que fazem parte da CPLP, o que não falta é opção de gênero e histórias! De José Saramago a Mia Couto, passando por Lygia Fagundes Telles e Pepetela, seu mês certamente vai terminar com aquele gostinho de quero mais!
  • Para além do que lemos e ouvimos – Partilhamos de um mesmo idioma, mas fazemos parte de universos totalmente plurais e repletos de oportunidades para aprendermos e nos surpreendermos. Então, da mesma forma que podemos fazer com a música, pesquise por vídeos que retratam o cotidiano nos países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Essa é uma maneira interessante de compreender, por exemplo, como um mesmo idioma tem tomado formas diferentes a partir de sua integração às culturas locais ao longo dos últimos séculos.
  • Faça uma imersão em nosso idioma! Para quem mora ou está de passagem pela capital paulista, uma ótima pedida é visitar o Museu da Língua Portuguesa! Localizado na Estação da Luz, que marca a história de São Paulo e por si só já é merecedora de uma visita, o espaço foi concebido para abrigar atrações que valorizem a diversidade e a riqueza cultural diretamente associadas ao idioma. Para saber mais sobre o museu e sua programação, basta acessar o site do Museu da Língua Portuguesa.