Semeando futuros sustentáveis: o poder da literatura infantojuvenil na educação ambiental

Temas como sustentabilidade e preservação do meio ambiente vêm ganhando cada vez mais espaço nas rodas de conversa entre amigos, nas escolas, nas famílias e até mesmo nas redes sociais[...]

Práticas Pedagógicas
02/06/2025
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Uma garotinha lendo um livro enquanto relaxava em um parque ou jardim.
A little girl reading a book while relaxing in a park or garden. Mixed race child learning and getting an education, lying on the grass in nature and having fun

Temas como sustentabilidade e preservação do meio ambiente vêm ganhando cada vez mais espaço nas rodas de conversa entre amigos, nas escolas, nas famílias e até mesmo nas redes sociais – e não poderia ser diferente, não é mesmo?! Diante dos impactos crescentes causados pela ação humana, como o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas, cuidar do Planeta Terra deixou de ser uma escolha e passou a ser uma responsabilidade de todos os cidadãos.

Mais do que nunca, desenvolver uma consciência ambiental desde cedo, preparando as crianças e os adolescentes para entenderem seu papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, se tornou algo urgente. Neste contexto, a educação se mostra como uma das ferramentas mais poderosas e eficazes para formar cidadãos que cuidam, respeitam e protegem o planeta em que vivem.

Ah, mas vale ressaltar que a educação vai muito além da sala de aula ou do convívio familiar, viu?! Ela também pode – e deve! – acontecer por meio dos livros. A literatura infantojuvenil, por exemplo, tem o poder de encantar, sensibilizar e provocar reflexões profundas – e isso auxilia (e muito!) no processo educacional de crianças e adolescentes.

Fictícios ou baseados em fatos reais, os livros têm o poder de despertar a empatia, ampliar o olhar sobre o mundo e convidar os jovens leitores a refletirem sobre suas atitudes, escolhas e responsabilidades diante do mundo.

Por meio das histórias – sejam elas contos, fábulas, poesias ou aventuras – é possível abordar de forma leve, lúdica e sensível temas essenciais como sustentabilidade, reciclagem, preservação da natureza, consumo consciente e o impacto das ações humanas no meio ambiente. Ao incentivar o hábito da leitura desde a infância, semeamos valores que, com o tempo, florescem em forma de consciência, respeito e cuidado com o mundo ao redor.

Era uma vez… o Planeta Terra: como a literatura ensina sobre o meio ambiente de forma lúdica

Professor e crianças aprendendo jardinagem ecologia.

Quando o assunto é meio ambiente, os livros infantojuvenis têm um superpoder: eles traduzem conceitos complexos em histórias encantadoras que despertam o interesse, a empatia e o senso de responsabilidade nas crianças e adolescentes. Por meio de narrativas divertidas, poéticas ou emocionantes, os leitores acompanham personagens que enfrentam uma série de desafios ambientais, protegem florestas, convivem com animais silvestres, lidam com enchentes ou descobrem formas criativas de reduzir, reutilizar e reciclar, por exemplo.

Muito mais que desenvolver a imaginação, essas histórias ajudam a criar conexões afetivas com a natureza – e é justamente esse vínculo emocional que favorece a construção de uma consciência ecológica. Em outras palavras: ao se verem nas histórias ou se sentirem inspirados pelos personagens, os leitores compreendem, de forma mais profunda, a importância de preservar o planeta e o papel de cada um na construção de um futuro mais sustentável.

O impacto da leitura na formação de valores ecológicos

Livros que abordam a relação entre os seres humanos e o planeta têm um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes mais conscientes, empáticos e responsáveis. Ao mergulhar nas histórias, os jovens leitores não apenas aprendem sobre ecologia, como também passam a entender e sentir que são parte essencial na preservação do meio ambiente.

Ao despertar esse sentimento de pertencimento à natureza, a literatura torna visível para as crianças e adolescentes que cada pequena atitude importa. E quando esse entendimento se enraíza, ele naturalmente se transforma em ação!

Além das páginas: quando a leitura inspira ações concretas

Muito mais que estimular reflexões, a literatura também pode ser o ponto de partida para atitudes concretas no dia a dia. Um livro sobre reciclagem, por exemplo, pode motivar a separação do lixo em casa. Uma história que aborda a agricultura familiar pode inspirar a criação de uma horta no quintal, na varanda ou até mesmo em vasinhos reaproveitados. Um conto sobre espécies ameaçadas de extinção pode gerar conversas sobre biodiversidade e resultar em visitas a parques ecológicos ou reservas ambientais.

O fato é que quando conectamos a leitura com vivências reais, criamos oportunidades de aprender na prática, de forma prazerosa e transformadora. Assim, a literatura não apenas informa, mas também desperta em cada criança ou adolescente o desejo de cuidar, proteger e agir em favor de um mundo melhor.

Plantando ideias: projetos sustentáveis que nascem dos livros

Professora explicando a fotossíntese na aula de ciências naturais.

Cada vez mais, escolas e comunidades têm aproveitado o poder da literatura para desenvolver projetos que conectam o universo da leitura com práticas sustentáveis. Clubes do livro com temáticas ecológicas, rodas de conversa sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, oficinas de reutilização de materiais, hortas escolares e campanhas de conscientização ambiental são alguns bons exemplos.

Essas iniciativas demonstram que a literatura infantojuvenil vai muito além de uma simples atividade de leitura: ela pode se transformar em ação, engajamento e, sobretudo, em transformação social. Quando os livros despertam a imaginação e se conectam com a realidade, as crianças e os adolescentes não apenas aprendem, mas também se sentem motivados a, de fato, agir, fazer algo pelo mundo onde vivem.

E quanto mais experiências relacionadas à leitura forem promovidas – seja dentro ou fora da escola -, maior será o impacto positivo no comportamento, nas escolhas e na construção de valores sustentáveis.

Dicas de leitura: 5 sugestões de livros que falam sobre o meio ambiente

Agora que a importância da literatura infantojuvenil na promoção da educação ambiental ficou evidente, que tal explorar alguns dos lançamentos mais recentes da Editora Moderna? As obras a seguir abordam questões ambientais com sensibilidade, inspiração e aquele toque especial que encanta leitores de todas as idades! Confira!

1. Almanaque da terra e da vida

Autores: Fábio Ramos Dias de Andrade, Luiz Eduardo Anelli
Ilustração: Ana Kozuki
Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais

Sabe aquelas perguntas curiosas que as crianças vivem fazendo sobre o mundo ao seu redor? O “Almanaque da Terra e da Vida” traz respostas de forma acessível e divertida! A obra apresenta conceitos sobre seres vivos, fósseis, rochas, continentes e muito mais – tudo pensado para despertar o interesse e ampliar o conhecimento dos pequenos exploradores.

2. Poemas para curumins e cunhantãs

Autor: Tiago Hakiy
Ilustração: Alexandra Krenak
Indicação: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Neste livro, o autor convida o leitor a embarcar em um passeio poético pela Amazônia, revelando as belezas da floresta e a rica diversidade da fauna e da flora brasileiras. Com poemas rimados e cheios de leveza, a obra desperta a sensibilidade, encanta e inspira.

3. Mudança climática: o que temos a ver com isso?

Autores: Januária Cristina Alves (coordenação), Caia Amoroso
Ilustração: Isabela Jordani
Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais

Esta obra é essencial para quem deseja conversar sobre temas urgentes e transformadores – seja em casa, na escola, com amigos ou em qualquer espaço de troca e reflexão. Afinal, como pensar em um futuro melhor sem falar sobre as mudanças climáticas?

4. O dia em que a lágrima chorou

Autor: João Luiz Guimarães
Ilustração: Anabella López
Indicação: 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais

Os sinais de descuido com a natureza estavam por todos os lados – mas quase ninguém parecia notar. Até que, certo dia, o Espírito das Águas se cansou e decidiu partir, levando consigo toda a água do planeta. E agora? O que fazer diante de um mundo à beira do colapso? Será que ainda resta alguma gota de esperança?

5. Robótica com sucata II – Uma aventura pela criatividade

Autor: Débora Garofalo
Ilustração: Carlo Giovani e Fabio Corazza
Indicação: 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais

O livro é um convite envolvente ao universo do “faça você mesmo”, apresentado com uma linguagem clara e acessível. Ao explorar temas como cultura maker, programação e robótica, a obra inspira crianças e adolescentes a colocarem a mão na massa, conectando saberes e criando artefatos com diferentes funcionalidades. Tudo isso enquanto desenvolvem uma atitude ambiental consciente e responsável.

Educar para a preservação do planeta

Ensinar crianças e adolescentes a cuidar do meio ambiente vai muito além de falar sobre reciclagem ou economia de água. É, antes de tudo, educar para o respeito ao outro, para a empatia e para a responsabilidade coletiva.

Nesse contexto, a literatura infantojuvenil pode abrir caminhos valiosos nessa jornada. Com sua capacidade de encantar e ensinar ao mesmo tempo, os livros despertam a consciência ecológica de forma sensível e significativa. Cada história lida é uma oportunidade de inspirar atitudes, ampliar horizontes e plantar sementes de transformação.

Que tal começar hoje mesmo uma nova jornada literária com as crianças, repleta de natureza, descobertas e cuidado com o planeta? Afinal, toda grande mudança começa com uma boa história, não é mesmo?!


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Conteúdo Santillana Educacão