Currículo escolar em movimento

As principais mudanças e informações relevantes para considerar no currículo escolar da sua escola.

Práticas Pedagógicas
21/12/2023
Por: Conteúdo Santillana Educacão
Compartilhar:
Diretora no corredor da escola com uma pasta de documentos nas mãos.

O mundo está em uma constante transformação e a todo momento somos bombardeados por informações e novidades que implicam diretamente no nosso comportamento. Na internet, por exemplo, a cada minuto, 347 mil novos Stories são publicados no Instagram e 147 mil fotos são postadas no Facebook, segundo dados levantados pela Domo, empresa especialista em computação na nuvem. Novas práticas , valores, ideias e hábitos são incorporados ao nosso dia a dia na medida em que esses avanços são realizados. Um bom exemplo é o crescimento do e-commerce em 2020. Por conta da pandemia, a população foi incentivada a transformar seus hábitos de compra e passou a fazer transações online. ​​Segundo o estudo do Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco, o segmento de compras pela internet teve um aumento de 41% em comparação a 2019.

Pensando nisso, é possível dizer que vivemos em uma contínua metamorfose e novas práticas são incorporadas ao nosso dia a dia a cada novidade. E a educação não fica de fora, afinal, você se lembra do mimeógrafo? Há alguns anos, esse instrumento foi utilizado para tirar cópias de atividades para a sala de aula, mas com o avanço da tecnologia, foi substituído pela impressora. Desta maneira, constatamos que as escolas também estão em mutação com o objetivo de oferecer ensino de qualidade, atender às exigências do mercado, não só se diferenciar da concorrência e, claro, acompanhar as tendências educacionais.  Tendo isso em mente, quais são as principais mudanças que envolvem a educação?  

  • Modelo híbrido
  • Uso de tecnologias em sala de aula
  • Aprendizado personalizado
  • Competências socioemocionais
  • Plataformas digitais
  • Criação de novos espaços

Todos esses pontos citados acima fazem parte deste novo movimento de ensino aprendizagem, em construção, que certamente está em harmonia com as habilidades e transformações do século XXI. Para que você entenda melhor o que estamos dizendo, quando falamos sobre as competências do século, estamos nos referindo a todas as aptidões que devem ser trabalhadas com as crianças e adolescentes ainda em período escolar, tornando-os preparados para os desafios do mundo atual.  

Desta forma, os estudantes se formarão integralmente: além de estudar os conteúdos regulares como matemática e português, serão estimuladas a todo momento a lidar com a tecnologia no dia a dia, aprender de forma remota e a lidar com suas emoções e habilidades, por exemplo. Com isso, o aluno passa a crescer em todos os aspectos e a escola passa a apoiá-lo de maneira geral e individualizada, podendo enxergar suas dificuldades e traçar planos estratégicos para o seu progresso.  

Por isso, é importante que as escolas adotem essas novas práticas para que estejam preparadas para lidar com os novos desafios e assim levar novidades no ensino aos alunos deste século. Aqui, na Santillana Educação, por exemplo, estamos sempre atentos a essas novidades e investimos tempo e recursos para que os nossos selos estejam sempre atualizados de acordo com as tendências.  

Estamos no mercado há mais de 60 anos e vivenciamos diversas transformações na educação. Afinal, nosso sistema educacional não é o mesmo desde que a Santillana foi fundada, em 1960. Estamos sempre em busca de atualizar nossos materiais e oferecer o melhor sistema educacional para as escolas de todo Brasil e do mundo.

Então, fica o convite: que tal conhecer a solução ideal para a sua escola? Conheça nossas soluções educacionais e descubra infinitas possibilidades!