Dia Mundial da Educação: conheça a origem da data!

Descubra a importância da educação mundial: desafios, avanços e compromissos.

Datas especiais
13/12/2023
Por: Conteúdo Santillana Educacão
Compartilhar:
Lousa verde com desenho de braços fortes e uma lâmpada, aluno na frente do desenho fazendo o gesto dos braços levantados indicando força.

Há 19 anos, o Dia Mundial da Educação foi instituído na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação. Desde então, a data é celebrada por 164 países, incluindo o Brasil. Como tantas outras datas temáticas, essa agenda tem como objetivo central da sua comemoração ressaltar a importância da educação e a busca pela conscientização do maior número possível de pessoas a respeito do acesso a uma educação de qualidade. Talvez, essa frase possa parecer um pouco simplista, mas basta olharmos, para os números para termos uma dimensão do desafio à nossa frente: uma pesquisa de setembro de 2022 feita para a UNICEF demonstrou que 2 milhões de crianças de 11 a 19 anos deixaram a escola no país, mesmo sem terminar a educação básica. Diante de um fato tão marcante quanto esse, o momento ganha outro contexto.

Mas, ainda sobre a data, você deve estar se perguntando: “já não comemoramos essa temática no início do ano?”

Em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Internacional da Educação e sua criação foi assinada pela ONU, a Organização das Nações Unidas, em uma Assembleia Geral no dia 3 de dezembro de 2018. Deste modo, pretendiam reafirmar seus objetivos direcionados ao desenvolvimento sustentável e à paz, sendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) parte deles. Nessa última data, a ONU convidou organizações não governamentais, educacionais, institutos acadêmicos e muitas outras entidades para que atendessem sua solicitação para celebrar a educação na data escolhida.

Desta maneira, no Brasil, a educação é exaltada duas vezes: em janeiro e em abril. Mas isso está longe de ser um problema! Afinal, o ensino é essencial para o desenvolvimento da sociedade, para que as pessoas possam se qualificar e é, com certeza, um dever do Estado. Para continuarmos falando sobre a importância dessa data, reunimos curiosidades e informações relevantes sobre a história da Educação e alguns de seus índices atuais. Dê uma olhada:

  • Do total de estudantes no país, apenas 17% das crianças e dos adolescentes estudam em escola particular. Desta maneira, podemos dizer que a educação brasileira está amplamente baseada na educação pública, o que reforça a responsabilidade de todas as esferas do poder público em garantir o acesso e a qualidade, o que passa pela boa gestão de carreira dos profissionais da área.
  • O índice de crianças matriculadas em creches caiu 9% entre 2019 e 2021.
  • Ao todo, 2,2 milhões de pessoas trabalham na educação básica e 323.376 no ensino superior.
  • Em 2022, A THE (Times Higher Education) colocou 62 instituições brasileiras na lista das melhores universidades do mundo.
  • Apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estavam matriculados no ensino superior em 2021.
  • Em 1998, foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como instrumento de avaliação do desempenho dos alunos e das escolas. Em 2022, o número de inscritos para o exame superou a casa dos 3 milhões.
  • O Ensino Fundamental de 9 anos foi instituído há 17 anos, mais precisamente em 2006. Junto com ele, foi decretado a matrícula obrigatória das crianças aos seis anos de idade.
  • O guia que orienta as práticas na educação básica brasileira chama-se a Base Nacional Comum Curricular e tem menos de 10 anos. Sim, você já leu muito sobre a BNCC mas ela só foi lançada em 2017.

Gostou de saber um pouco mais sobre a educação no Brasil? Se quiser, você pode conhecer a história da educação brasileira por meio da linha do tempo disponibilizada no site do MEC, o Ministério da Educação, clique aqui. Navegar pela página da instituição é uma ótima forma para saber mais sobre o avanço do ensino no país.

Por último, mas não menos importante, deixamos uma frase de Nelson Mandela que traduz, sem dúvidas, a importância da educação para a evolução do mundo:

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela.

Então, vamos, juntos, transformar o planeta? Apoie a educação e celebre essa data tão relevante.