Responsabilidade Ambiental – Proteger para conservar!

Compartilhamos dois programas internos que visam preservar o meio ambiente

Sustentabilidade
17/12/2023
Por: Conteúdo Santillana Educacão
Compartilhar:
Uma pessoa manuseando lixo eletrônico, como: teclados, placas, mouses, etc.

Substituição de combustível da frota

A nossa força de vendas trabalha de diversas formas, uma dela é com uma frota de carros flex para visitar as escolas e divulgar os nossos produtos. Dada a grande quantidade de viagens que realizamos anualmente, em 2022 começamos um programa de substituição da gasolina como combustível principal, optando por utilizar o etanol, que emite entre 70 e 90% CO2 a menos (a depender do processo de plantio da cana de açúcar).

Em 2021, não havia política interna que incentivasse o uso de etanol e por isso o volume usado deste combustível era pequeno. Já em 2022, o etanol representou 23% do combustível utilizado, 233.184 litros. Em 2023, esse percentual aumentou para 28%. E, gradativamente, trabalhamos para que este volume aumente ainda mais enquanto uma frota elétrica ainda não é plenamente viável no país.

Campanha de reciclagem de eletrônicos

Em 2023, iniciamos uma campanha empresarial de descarte de eletrônicos. A intenção foi, para além de dar o destino correto para este resíduo que é altamente poluente, mirar em um processo de conscientização dos nossos funcionários. Por isso, a campanha incentiva que os colaboradores recolham os produtos danificados de sua família e os levem para a empresa, aumentando o alcance da iniciativa.

Investimos em comunicação para sensibilizá-los sobre as substâncias tóxicas que estes materiais podem liberar no meio ambiente, como chumbo, mercúrio, cromo e cádmio. Se descartados incorretamente, os equipamentos vão começar a se decompor e liberar estes metais pesados que se infiltram no solo, na água e até nos alimentos, impactando não só o meio ambiente de forma negativa como também a saúde humana.

Entre 2022 e 2023, foram encaminhadas 4,5 toneladas de lixo eletrônico da empresa e colaboradores para ser descaracterizada e reciclada. Além disso, o nosso parceiro também viabiliza o plantio de uma árvore nativa da Mata Atlântica para cada 50kg de material coletado. Ou seja, além de evitar o impacto negativo no meio ambiente com uma destinação incorreta, ainda contribuímos para o reflorestamento de áreas prejudicadas e a captura de gás carbônico com o plantio!